Nostradamus

                                                           Michel de Nostredame

Seria ele realmente um profeta?


Michael de Nostredame, Nostradamus, nasceu em 14 de dezembro de 1503 em Saint – Rémy, Provence. Seu sonho era ser médico. Seus estudos foram interrompidos com o estopim da peste negra na França em 1525. Enquanto muitos médicos fugiram do local devastado pela peste, Michael resolvera ficar e ajudar a tratar dos doentes. Mesmo depois de tanto esforço, a licenciatura lhe foi negada, provavelmente por causa de colegas que o invejavam. A gratidão de camponeses foi uma das razões que levaram Nostredame a conseguir seu diploma.

Quando estava em Agen, uma cidade localizada sobre o rio Garona, casou-se com uma jovem de alta posição social. Educava um filho e uma filha na época.O departamento eclesiástico o solicitou para comparecer a um tribunal por ter feito uma observação sobre a Virgem Maria. Quando Nostradamus voltara, a peste levara sua mulher e seus filhos para o leito da morte. Com muita dor, Michael entrega-se novamente para a medicina e começa a ter fama de milagreiro.


Depois de um bom tempo, estabelece-se em Salon, iniciando um negócio de cosméticos e casou-se com uma viúva rica que lhe deu seis filhos. Nostradamus, assim chamado, volta-se para as artes místicas, convertendo o sótão onde residia em um escritório astronômico. Lá observava as estrelas, anotando supostas mensagens que recebia em suas observações. A França interessou-se pelos seus dotes místicos. Em 1555 publica Centúrias, profecias enigmáticas, introduzindo-se assim na corte.


Nostradamus era um homem de barba longa e filho de judeus convertidos. Sempre foi uma figura chamativa na corte renascentista do rei Henrique II da França. Interessava-se muito por Astrologia. Recebeu até um convite em 1556 de Paris para entreter a corte com seus conhecimentos exóticos. Suas profecias o deixaram muito famoso. Uma de suas primeiras profecias foi em relação ao rei, cujas foram cruciais para o seu reconhecimento em todo o mundo: ” um homem com um só olho seria brevemente rei” (…) ” O jovem leão dominará o mais velho num campo de combate em luta homem a homem. Furar-lhe -á os olhos na sua gaiola de ouro; ferimentos num só, então morrerá uma morte cruel.” 
 
 
No início, ninguém entendeu o que esse rolo de palavras queria dizer. Logo chegou o dia primeiro de julho em 1559, o rei disputou um torneio entre cavaleiros. Um terrível acidente fez com que a lança de seu amigo furasse-lhe o olho, através do elmo real. Esse amigo chamava-se Conde de Montgomery, era mais novo que o rei. A lança se partiu e nisso, acidentalmente, atingiu a garganta fazendo com que o rei sofresse durante 10 dias até sua morte. Durante esse período de 10 dias fora governante de apenas um olho, assim como Nostradamus citou…

Nesse período todos temiam o profeta. A Igreja, que não aceitava esse tipo de prática classificada como ato herege, queria queimar Nostradamus na fogueira em praça pública. Até os camponeses, horrorizados com o que houve queimaram uma imagem do profeta. Nostradamus foi salvo pela rainha viúva.

 
As profecias de Nostradamus eram constituídas de um dialeto diferente, baseados no francês, latim, italiano, grego e até hebraico. Cada profecia era um poema de quatro versos, uma quadra. Dizia ele que esse método o defendia daqueles que eram contra suas profecias. Uma delas dizia assim: ” Entenderão melhor os meus escritos aqueles que vierem depois de minha morte.” E realmente aconteceu.

Uma das mais famosas profecias de Nostradamus, foi o terrível incêndio de Londres em 1666. ” O sangue dos justos será reclamado de Londres, destruída pelo fogo, quando três vezes vinte mais seis estiver escrito.”

Segundo a história popular, Nostradamus um dia chamou o anjo Anael para lhe pedir que revelasse, através de um espelho mágico, o destino dos filhos da rainha viúva. Logo ele viu que os três rapazes teriam reinado breve. O genro (Henrique Navarra), desprezado pela rainha, aparecia como futuro dono da coroa. Com isso, Nostradamus fora castigado. Nostradamus preveu também sua própria morte: ” Junto à cama e ao banco serei encontrado morto.” E acontecera sua morte assim como foi prevista. O profeta foi encontrado morto na manhã seguinte após sua morte, em seu quarto, perto da escrivaninha. Não resistira à gota.

O que eu penso sobre Nostradamus é bem relativo. Muitas profecias se concretizaram realmente. Mas outras não. Em 2002, o profeta previa que o mundo iria acabar, mas o que realmente aconteceu foi um eclipse. Mas Hitler, as guerras violentas, o assassinato de John Kennedy e etc ,de fato, foram previstos por Nostradamus de maneira excepcional . Umas das suas profecias que tiveram falha foi em relação à Napoleão Bonaparte. Dizia que Napoleão invadiria com êxito a Inglaterra e que governaria este país. 

 
Mas Bonaparte morreu prisioneiro dos ingleses.
Cabe lembrar, que quando avisados anteriormente, passamos a tomar precauções para que nada nos aconteça. Em relação a previsões ,como essas de Bonaparte, os ingleses foram alertados e se precaveram de alguma forma do que poderia acontecer com o país. Certamente, profecias envolvidas com a natureza são muito relativas. 
 
Acho que o Universo está em constante mudança. É muito difícil contestar Nostradamus. Muitas pessoas acham que ele seja um charlatão, mas se esquecem de desgraças previstas por ele, como o incêndio de Londres citado acima.

Mesmo assim, não deixa de ser estranho como uma pessoa pode acertar fatos que podem ocorrer no futuro. Acredito que tenham pessoas que usam mais do que a metade do cérebro. Seria Nostradamus um superdotado? Isso eu não sei dizer! Mas dizem que quando os humanos passarem a usar grande parte do cérebro, passarão a ter um tipo de inteligência extraordinária. Um conhecimento que vai além do mísero raciocínio que uma pessoa normal pode ter.

Outra hipótese seria um dom mediúnico. Sabe-se que médiuns recebem mensagens através de sonhos e até de mensageiros espirituais que se materializam para se passar um recado. Existem livros com as profecias de Nostradamus, mas acho que precisa ter mente aberta para poder entender o que ele queria passar para muitas pessoas que nem haviam nascido na sua época.
 
Fraternos Abraços
Anúncios