Olho de Hórus



Olho de Hórus,também conhecido como udyat,é um símbolo que significa poder e proteção.Era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo,e eram usados como representação de Força,Vigor,Segurança e Saúde.

Hórus era o Deus egipcío do sol nascente e era representado como falcão.Era a personificação da Luz e a tinha como inimigo Seth,o deus da desordem e violência.

No mito de Osíris,Hórus é filho de Ísis e Osíris.Hórus ficou conhecido por diferentes nomes:Harakhte (Hórus do Horizonte),Harpócrates (Hórus,o Menino),Haroeris (Hórus,o Velho),entre outros.

Atualmente,o olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado,além de proteção,e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens,em diversas partes do corpo.É bastante comum ver o olho de Hórus na forma de pingentes.Além do olho de Hórus,o ankh,hieróglifo que simboliza a vida,também é popularmente usado como amuleto.

Algumas pessoas acreditam que o Olho de Hórus é uma representação da glândula pineal,que se encontra no cérebro e produz melatonina.No âmbito mais Místico,alguns autores chamaram esta glândula de “terceiro olho”, indicando que era responsável pela ligação entre o Corpo e a Alma.

Existe uma lenda,de que o Olho de Hórus é composto por duas partes,o olho esquerdo,e o direito,onde o olho esquerdo simboliza a Lua,e o direito,o Sol.A lenda volta ao Egito,onde, em uma luta o Deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus,que acabou sendo substituído por um amuleto,que deu origem então ao que hoje é conhecido como o olho de Hórus.



Olho de Hórus Direito e Esquerdo


O olho direito de Hórus representa a informação concreta,que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro.Esse lado é responsável pelo entendimento de letras,palavras e números,e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

O olho esquerdo representa a informação abstrata,é representado pela Lua,e simboliza um lado feminino,com pensamentos e sentimentos,intuição,e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

 
 
(fonte:www.significados.com.br)
 
Anúncios